terça-feira, 21 de maio de 2013

YouTube Completa 8 Anos com Records!

O YouTube completa, nessa terça-feira (21), mais um ano de vida. Criado em 2005, com o objetivo de ser uma forma mais fácil de compartilhar vídeos entre amigos, o site tem muito o que comemorar. Além de todas as novidades lançadas em 2012 e 2013, a página atingiu a marca de mais de 100 horas de vídeo por minuto a cada dia. Por isso, compilamos  alguns dos fatos mais importantes que aconteceram desde o último aniversário da plataforma de vídeos do Google.




YouTube completa 8 anos com muitas novidades e ótimos resultados no último ano. (Foto: Reprodução / Mashable)


Algumas mudanças de estratégia adotadas por conta da disputa Android vs iOS acabaram mudando algumas coisas para o site de vídeos nesse último ano. Após a notícia de que os aparelhos da Apple não trariam mais o aplicativo do YouTube instalado na versão iOS 6, o site teve de lançar seu app independente em setembro de 2012

O último ano também contou com a chegada de uma série de produtos e novidades na plataforma do Google. O site, que hoje conta com mais de 1 bilhão de visitantes únicos mensalmente, lançou seu aplicativo YouTube Capture. O projeto é uma forma mais fácil de compartilhar os vídeos pelos smartphones, uma vez que 25% das visualizações mundiais do YouTube são realizadas em dispositivos móveis e o tráfego de mobile triplicou desde 2011.

O site de vídeos ainda anunciou a chegada do YouTube Movies no Brasil. O serviço de aluguel de filmes pelo site começou a funcionar para usuários brasileiros em novembro de 2013, trazendo uma grande coleção de clássicos do cinema.

Em 2013, juntamente com uma interface redesenhada, o YouTube também lançou seu serviço de canais pagos. A empresa afirmou que há mais de um milhão de canais gerando receitas para o site, e que o novo recurso de inscrições pagas seria uma forma de aumentar a receita da página, além de trazer conteúdo exclusivo e de melhor qualidade para seus usuários localizados em 53 países.


E, o YouTube não poderia ficar fora dos eventos importantes desse ano. O Carnaval ganhou mais uma fonte de informação, com a criação de um canal específico para ocasião. Outras iniciativas como a primeira edição do programa de talentos global, em parceria com o empresário Simon Cowell e a transmissão do famoso festival de música Coachella também protagonizaram os últimos eventos marcantes do YouTube.
O site de vídeos da gigante de buscas ainda atingiu um marco histórico no último ano. O hit “Gangnam Style” do cantor sul-coreano Psy, publicado em julho de 2012, foi o primeiro vídeo de entretenimento do site a apresentar 1 bilhão de visualizações.
Além de tudo isso, os números não mentem quando se fala de crescimento da plataforma de vídeos do Google. De acordo com as últimas informações divulgadas pela própria empresa, mais de 4 bilhões de horas de vídeo são assistidas mensalmente no site. São 72 horas de vídeo enviadas para o YouTube a cada minuto. Sendo que, 70% desse tráfego vêm de fora do território norte-americano. Por isso a preocupação do próprio site em adicionar suporte para novos idiomas com frequência. Atualmente, o YouTube já está disponível em 61 idiomas.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sai Firefox, entra Chromium: Ubuntu 13.10 pode trocar navegador padrão


A próxima versão do Ubuntu deve ser lançada em outubro com uma alteração relevante aos olhos do usuário: a Canonical deve substituir o Firefox pelo Chromium como navegador padrão da distribuição Linux. Caso a novidade se confirme, seria o fim da parceria, que começou em 2005 com o Firefox 1.0.2.

Parceria que começou com o Firefox 1.0 pode chegar ao final ainda neste ano (Foto: Reprodução)

Há dois fatores importantes que podem explicar a decisão da desenvolvedora. Em primeiro lugar, a base de usuários do Chromium vem crescendo, enquanto o universo de usuários do browser da Mozilla diminui. Outra razão é que a versão open source do Chrome permite que os web apps do Ubuntu rodem em perfeita integração com a Unity.
Integração com a interface gráfica é uma chave de todas as rupturas que a Canonical causa no Ubuntu há anos. Se considerar a chegada do Ubuntu Touch, voltado para smartphones e tablets, e a necessidade de que essa nova vertente do sistema ofereça uma integração saudável com a versão desktop, fica fácil entender por que o Chromium faz mais sentido atualmente.
De acordo com o site Geek, a desenvolvedora ainda não bateu o martelo sobre a mudança. Até outubro, quando o Ubuntu 13.10 deve ser lançado, os desenvolvedores da distribuição ouvirão a comunidade para avaliar a receptividade da alteração. Caso o Firefox saia mesmo de cena, os fãs do browser ainda poderão usá-lo: bastará instalá-lo via Ubuntu Software Center.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Google e NASA trabalham Juntos para Desenvolver Laboratório de Inteligência Artificial


O Google e a Nasa estão trabalhando em conjunto para montar um laboratório de Inteligência Artificial, localizado no Ames Research Center, na Califórnia. O novo espaço de pesquisa irá contar com um supercomputador quântico e será utilizado, principalmente, pelos pesquisadores da Universities Space Research Association (USRA). No entanto, projetos inovadores na área de IA de todo o mundo também serão recebidos.
O novo laboratório do Google e da NASA terá um supercomputador quântico (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)O novo laboratório do Google e da NASA terá um supercomputador quântico (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)

O objetivo do projeto é descobrir como a computação quântica pode ser aproveitada para desenvolver o aprendizado de máquina, área da IA muito utilizada pelo Google. Para se ter uma ideia, o serviço de busca na web e a tarefa de reconhecimento de voz devem receber grandes avanços com o trabalho de um supercomputador quântico. Além disso, melhores modelos sobre padrões de doenças e clima podem ser implementados.
Um supercomputador deste tipo opera de forma diferente de um supercomputador “comum”: ele combina átomos para trabalhar conjuntamente como bits quânticos. Com isso, dois ou mais cálculos poderão ser realizados simultaneamente, ajudando o Google e a Nasa a encontrar a solução "ideal" para os problemas em questão.

Aprenda a usar as Novas ferramentas de Fotos do Google+


Google apresentou nessa última quarta-feira (15) algumas novidades na área de fotos da plataforma  do Google+. Então vamos mostrar como  utilizar essas novas ferramentas que vão agradar quem precisa fazer retoques nas fotos publicadas no site da companhia.
Backup
O Backup se trata, basicamente, da possibilidade de concentrar todas as imagens postadas na rede social em um lugar só de fácil acesso. O tamanho gratuito para backup passou para 15GB, mas alguns usuários ainda não receberam a atualização dos 10 GB a mais. Para ter acesso ao Backup:
1 – Selecionar a opção “Fotografias” no Menu lateral do Google+.
Opção Fotos no Menu da página inicial do Google+. (Foto: Gisele Góes)Opção Fotografias no Menu da página inicial do Google+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
2 – Na opção de “Mais", escolher “Cópia de segurança automática".
Opção de "Auto Backup" em "More" no menu do Google+. (Foto: Gisele Góes)Opção de "Auto Backup" em "Mais" no menu do Google+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
3 – O usuário poderá visualizar todas as fotos e vídeos que foram postadas na rede social.
Todas as fotos inseridas pelos usuários estarão disponíveis na área de Backup. (Foto: Gisele Góes)Todas as fotos inseridas pelos usuários estarão disponíveis na área de Backup (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
Lembrando que para a utilização da função de Backup os usuários devem ativar o Instant Upload no Google+ pelo celular (iOS ou Android).
Highlights
A função "Destaques" ou "Highlights" faz uma análise completa de todas as imagens já postadas pelo usuário na rede social e ajuda selecionar as melhores fotos para compartilhamento. As imagens escolhidas ganham destaque no álbum. A barra de highlights é visível apenas para o usuário e mostra uma seleção de imagens postadas no Google+ por data.
Para acessar a barra de tabs:
1 – Selecionar a opção “Fotografias” no Menu do Google+.
Opção Fotos no Menu da página inicial do Google+. (Foto: Gisele Góes)Opção Fotos no Menu da página inicial do Google+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
2 – Selecionar a opções de Álbuns na barra de opções.
Escolher a opção de Album na barra de opções do G+. (Foto: Gisele Góes)Escolher a opção de Album na barra de opções do G+ (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
3 – Escolher e compartilhar o álbum que o usuário deseja aplicar ao recurso de Highlight.
Após escolher e selecionar o álbum desejado, o usuário precisa compartilhá-lo. (Foto: Gisele Góes)Após escolher e selecionar o álbum desejado, o usuário precisa compartilhá-lo. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
4 – Inserir informações para compartilhamento, escolher círculos que poderão visualizar o conteúdo e outros dados adicionais.
Ajustar informações de privacidade e compartilhamento. (Foto: Gisele Góes)Ajustar informações de privacidade e compartilhamento. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
5 – Após compartilhar, o usuário será direcionado novamente para a página de Álbum. Agora é preciso selecionar a opção “Highlights” no menu do Google+.
Selecionar opção Highlights no Menu de Fotos do G+. (Foto: Gisele Góes)Selecionar opção Highlights no Menu de Fotos do G+. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
6 – O usuário será levado para a página de Highlights com as sugestões de melhores fotos para compartilhamento.
Página de Highlights mostra as melhores imagens do album para compartilhamento. (Foto: Gisele Góes)Página de Highlights mostra as melhores imagens do album para compartilhamento. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
7 – Quem desejar excluir algum álbum do recurso de "Destaques" ou Highlights só precisa selecionar a opção de “Hide from highlights” no Menu ao lado da opção "Compartilhar".
Opção de excluir algum da opção de Highlights. (Foto: Gisele Góes)Opção de excluir algum da opção de Highlights (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
 Enhance
O "Enhance" ou "Melhoria Automática" é um ajuste automático nas fotos. O novo recurso realiza pequenas melhorias em alguns aspectos como cor, brilho, contraste, nitidez, entre outros.
Para realizar o ajuste automático nas suas fotos:
1 – Selecione a foto desejada;
A foto selecionada será aberta. (Foto: Gisele Góes)A foto selecionada será aberta (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
2 – Ao selecionar a opção “Mais”, será possível visualizar outras funções. Para utilizar o Enhance, basta escolher “Melhoria Automática”.
Selecionar a opção "Auto Enhance" no Menu da foto. (Foto: Gisele Góes)Selecionar a opção "Melhoria automática" no Menu da foto (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
3 – Pronto! Em alguns minutos o Google+ fará pequenos ajustes para melhorar a qualidade da foto. Lembrando que nem sempre esses ajustes são perceptíveis. A ideia não é modificar drasticamente nenhum fator da imagem nem aplicar algum efeito em especial.
4 – Para realizar ajustes e edições manuais, basta selecionar a opção “Editar” no Menu da propria foto.
Em "Edit" os usuários podem realizar ajustes manuais de exposição, cor, nitidez, etc. (Foto: Gisele Góes)Em "Editar" os usuários podem realizar ajustes manuais de exposição, cor, nitidez, etc (Foto: Reprodução/Gisele Góes)
Os usuários que desejarem desfazer o Enhance, podem desmarcar a opção no mesmo lugar.
Auto Awesome
O Auto Awesome é uma tecnologia que reconhece fotos tiradas em sequência e cria, automaticamente, GIFs animados. Ao detectar as fotos compatíveis com o modo Auto Awesome "Sensacional automático" (pelo menos 5 imagens sequências), um ícone aparecerá no canto da tela.
Ferramenta "Sensacional automático" gria GIF com 5 fotos sequências publicadas no Google+ (Foto: Reprodução/Alexis Coram/Google+)Ferramenta "Sensacional automático" gria GIF com 5 fotos sequências publicadas no Google+ (Foto: Reprodução/Alexis Coram/Google+)

O que esperar do Google Glass?

O Google Glass ainda não está disponível para os consumidores, mas já tem despertado a imaginação de muita gente. Em um vídeo publicado no YouTube pela agência Playground, os óculos inteligentes do Google ganham novas funções, além daquelas anunciadas pela fabricante. Com eles, seria possível, por exemplo, fazer a soma dos produtos comprados no supermercado.
Google Glass mostra o saldo restante do cartão de crédito (Foto: Reprodução/YouTube)


Para os esportistas, que tal dar uma volta de bicicleta, acompanhando o trajeto percorrido, a velocidade e quanto ainda falta para chegar? O aplicativo Navigation, do Google Maps, pode ser usado enquanto você pedala, dirige ou caminha. O usuário receberia sua localização precisa através de coordenadas de GPS, além de poder acessar mapas.
Outras funções imaginadas para o Glass são as notificações de e-mail e mensagens em tempo real. Com o reconhecimento de fala dos óculos, o usuário poderia, inclusive, responder ao e-mail sem precisar utilizar as mãos. Além disso, o usuário poderá consultar horários, previsão do tempo, reservas de passagens aéreas, compromissos, compartilhamento de fotos e vídeos, além de outras funções.

Segundo o Google, os óculos terão 16 GB, câmera com 5 megapixels e som transmitido por vibrações conduzidas através dos ossos do crânio, entre outras especificações. 




quinta-feira, 16 de maio de 2013

Conheça as Novidades para A Busca no Google


O Google anunciou uma série de melhorias na sua plataforma de buscas. As novidades, apresentadas durante o evento Google I/O nesta quarta (15), incluem suporte de novos idiomas para o Knowledge Graph da empresa e a realização de buscas por voz no próprio desktop. Com isso, a empresa diz que está construindo três experiências, baseadas nas idéias de "resposta, conversa e antecipação".
Conheça todas as novidades apresentadas pelo Google no I/O desta quarta-feira
App de busca do Google para Android ganha atualização com lembretes e muito mais. (Foto: Reprodução / Tech Crunch)App de busca do Google para Android ganha atualização com lembretes e muito mais. (Foto: Reprodução / Tech Crunch)
A busca utilizando o Knowledge Graph agora conta com suporte para polonês, turco, chinês simplificado e chinês tradicional, além das diversas línguas já disponíveis. Além disso, a atualização inclui uma capacidade de pesquisa consultando gráficos. Sendo assim, ao perguntar a população de algum país, um gráfico é exibido para uma consulta mais detalhada incluindo informações sobre outros países para comparação.
Uma função impressionante apresentada para o buscador do desktop é a pesquisa por voz sem necessidade de tocar em qualquer botão. Em breve, o usuário só precisará entrar na página da busca, dizer no microfone “Ok, Google” e prosseguir com a pergunta desejada para que o serviço traga a resposta imediatamente.
Google propõe novas experiências de busca (Foto: Reprodução/ YouTube)Google propõe novas experiências de busca (Foto: Reprodução/ YouTube)
O aplicativo de buscas para Android também recebeu uma atualização nesta quarta. Provavelmente, a ferramenta mais útil lançada na nova versão é a de lembretes de voz. Muito similar ao processo utilizado pela Apple com o Siri, o novo recurso permite que o usuário diga ao Android, oralmente, para lembrá-lo de fazer alguma em um momento específico.
O app também ganhou cards que incluem lista de novos livros, músicas ou filmes que podem ser do interesse do usuário. As recomendações devem ter como base o histórico da loja de apps do Google, a Google Play. Há também algumas novas funcionalidades de pesquisa. Agora é possível solicitar ao Google Now uma busca por e-mails ou fotos específicas que foram salvas no Google+.
O Google ainda apresentou atualizações com informações sobre transporte público. Embora seja limitado a algumas cidades (que ainda não foram divulgadas), o recurso fornece dados, em tempo real, sobre trânsito e meios de transporte diretamente no app.

Como Trocar mensagens pelo "Hangouts", novo serviço de Chats do Google. (App para Android e iPhones)



O Google unificou as suas plataformas de troca de mensagens e criou o Hangouts, apresentado durante o Google I/O nesta quarta-feira (15). O aplicativo, que faz conversas de textos e vídeos entre duas ou mais pessoas, já pode ser baixado gratuitamente para Android eiPhone.  Para te ajudar a usar o serviço, o TechTudo preparou este tutorial com tudo o que você precisa para trocar mensagens pelo Hangouts.
Passo 1. A imagem abaixo mostra a tela principal do Hangouts. Para iniciar uma conversa, o usuário precisa passar o dedo na tela ou tocar no ícone “+”. Feito isso, a lista de contatos da sua conta do Google será mostrada na tela. O aplicativo destaca os amigos com que você conversa com maior frequência, mas todas as pessoas da lista vão aparecer ao deslizar o dedo de baixo para cima na tela.
Deslize o dedo para expandir a lista de amigos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Deslize o dedo para expandir a lista de amigos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 2. Para convidar pessoas para um hangout, seja individual ou de grupo, basta só tocar no rosto do(s) usuário(s) que devem ser chamados. Na aba inferior, é só escolher entre mensagem de texto ou vídeo para começar o hangout.
Estas são as telas de convidar usuários para bater papo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Estas são as telas de convidar usuários para bater papo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 3. Em seguida, você será direcionado para a janela de bate-papo. Seja ela com a vídeo chamada (à esquerda na imagem abaixo) ou então com o de envio de textos. Para conversar por vídeos, é só aguardar todos se conectarem. Na parte inferior, há um menu com as opções configurar microfone, volume, fechar vídeo chamada ou trocar a câmera que está filmando. Nas conversas por textos, o layout é idêntico ao do WhatsApp, onde tudo o que é preciso é escrever e enviar, na parte inferior.
Estas são as telas de bate-papo do Hangout (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Estas são as telas de bate-papo do Hangout (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 4. Na janela de bate-papo, além de mandar mensagens de texto, o usuário tem a opção de inserir emoticons. Para isso, basta clicar no ícone de um bonequinho sorridente do lado direito ou enviar fotos, clicando no ícone de uma câmera do lado esquerdo. Na parte superior, há ainda a opção de começar um bate-papo por vídeo, caso você deseje no meio do papo.
Na janela de conversa, é possível enviar emoticons e fotos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Na janela de conversa, é possível enviar emoticons e fotos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 5 – Por último, basta visualizar na página principal do Hangouts as conversas que foram realizadas. A interface é bem semelhante ao visual do WhatsApp.
Interface das mensagens é semelhante ao visual do WhatsApp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Interface das mensagens é semelhante ao visual do WhatsApp (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Pronto! Agora você já pode conversar no Hangouts, o novo aplicativo do Google. Para se conectar, é necessário ter uma conta do Google, ou seja, um cadastro no Gmail, Orkut, YouTube, Google+ ou qualquer outro serviço da companhia. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de fazer uma pergunta no Fórum de produtos do Google.

As Novidades para o Google Maps


O serviço de mapas do Google recebeu uma grande atualização em sua apresentação no Google I/O nesta quarta-feira (15). Tanto em sua versão web como também no app mobile, oGoogle Maps está de cara nova, com mais opções de personalização e uma grande variedade de recursos que prometem deixá-lo ainda melhor.
Google Maps permite ver lugares de todos os ângulos, como a Basílica de São Pedro (Foto: Reprodução/ YouTube)Google Maps permite ver lugares de todos os ângulos, como a Basílica de São Pedro (Foto: Reprodução/ YouTube)
Brian McClendon, vice-presidente responsável pelo produto, entrou no palco para falar sobre o assunto com pouco mais de duas horas de keynote. Ele iniciou a sua apresentação falando que o programa, agora, é realmente mundial, com a inclusão da Coreia do Norte, e revelou que há mais de um milhão de sites usando a plataforma atualmente.
Depois foi a vez de abordar, de fato, as novidades do Maps. Primeiramente, no aplicativo. Dando leves alfinetadas na Apple e no Foursquare, foram anunciadas a maior precisão do Google Maps e também o início de parcerias com muitas lojas de todo o mundo para dar ao usuário cupons de descontos baseando-se em suas visitas registradas no Google+.
Dentre as novidades do programa, estão as buscas mais personalizadas e com recomendações de amigos, visual bem mais clean e agradável, além de maiores detalhes sobre estabelecimentos e notificações sobre trânsito. Um preview da edição desktop, inclusive, já está disponível no Google.
É possível ver alguns lugares por dentro (Foto: Reprodução/ YouTube)É possível ver alguns lugares por dentro (Foto: Reprodução/ YouTube)
Alterações deixam app mais fluido e funcional
O visual do aplicativo móvel mudou e a estética dos mapas em 2D está bem mais simples, com informações organizadas de forma melhor e usabilidade mais simples. Além disso, há um sistema de classificação de estabelecimentos com estrelas, cards de locais com visual apurado e sugestões baseadas em locais marcados pelos amigos no Google+.
O sistema de direções passou a contar com recomendações automáticas de rotas alternativas que possam ter menos trânsito ou sejam mais rápidas do que a que o usuário buscou. Há um recurso de alertas de incidentes no tráfego em rotas que o usuário decidir tomar, também muito mais eficaz. Além de um “quê” de Foursquare.
É o modo “Explore”, que mostra o que fazer por perto do local onde você deseja ir ou está no momento. Caso esteja em uma cidade desconhecida, por exemplo, ele te mostrará os estabelecimentos, pontos turísticos e pontos de interesse ao seu redor. Infelizmente, não há confirmação de quais recursos funcionarão no Brasil, e o lançamento do Maps novo para aplicativos móveis acontecerá somente no meio do ano.
Lugares no Maps têm avaluiação de amigos e usuários em um sistema de cinco estrelas (Foto: Reprodução/ YouTube)Lugares no Maps têm avaliação de amigos e usuários em um sistema de cinco estrelas (Foto: Reprodução/ YouTube)
Mudanças grandes também na versão web
Após a apresentação dos recursos mobile, dois funcionários do Google subiram ao palco para falarem da versão web do Maps. E também houve mudanças no serviço – além do visual, vazado antes da hora e confirmado oficialmente no evento. O site agora tem um sistema de "pontos de interesse", que serão exibidos quando houver uma busca por termos específicos, como restaurantes, shoppings e galerias de arte.
Além disso, há maior preocupação com a exibição de informações de um estabelecimento, com as fotos de usuários sendo expandidas e criando uma visualização imersiva semelhante ao recurso Street View. Outro destaque fica por conta de maior detalhamento nas rotas que passam por caminhos estreitos e que antigamente poderiam ser ignorados pelo Maps.
No novo Google Maps é possível ver  a estrutura de estabelecimentos comerciais (Foto: Reprodução/ YouTube)No novo Google Maps é possível ver a estrutura de estabelecimentos comerciais (Foto: Reprodução/ YouTube)
A interface é mais clean, as buscas são mais inteligentes e há opções de personalizar seus mapas e rotas de forma mais completo (com adição até de busca por voos na barra de opções de meios de transporte). Além, é claro, do ponto social: agora, tudo o que os amigos do Google+ avaliarem será exibido para os usuários de acordo com sua localização.
No transporte público, as cidades ganharam agendas visuais integradas ao Maps e muito bem estruturadas – porém, isso ainda não funciona no Brasil. As novidades mais curiosas ficaram para o final: mesclagem de imagens dos usuários para criar ambientes internos e externos em 3D, além de um serviço de meteorologia que mostra as nuvens em tempo real e até a posição da Terra em relação ao Sol caso o usuário afaste o mapa.

Conheça as principais Mudanças do Google Plus


A conferência de desenvolvedores anual realizada pelo Google aconteceu hoje (15/05) em São Francisco, nos Estados Unidos. E, como já era de se esperar, a empresa preparou uma série de novidades para todos os seus produtos. Listamos  as principais mudanças do Google Plus anunciadas durante o Google I/O. Confira!
Conheça todas as novidades apresentadas pelo Google no I/O desta quarta-feira
O Google+ está de cara nova e com uma série de novos recursos. (Foto: Elson Junior)Google+ está de cara nova e com uma série de novos recursos. (Foto: Reprodução/Elson Junior)
Novo visual: A gigante anunciou um novo visual para sua rede social. A partir de agora, os usuários do Google+ visualizarão todo conteúdo do site em um fluxo único, com formato multi-coluna, que se ajusta a qualquer tamanho de tela. A tela inicial do G+ agora tem até 3 colunas preenchidas com publicações, mensagens e imagens.
Os vídeos e fotos podem ser expandidos de acordo com o tamanho da tela de cada dispositivo para proporcionar uma experiência melhor para os usuários da rede social. As hashtags não foram esquecidas. Agora, o site as anexa relacionadas automaticamente com base em informações encontradas em atualizações de status ou de imagens.
Google anuncia reformulação visual da sua rede social Google+. (Foto: Elson Junior)Google anuncia reformulação visual da sua rede social Google+. (Foto: Reprodução /Elson Junior)
Google+ ganha novos recursos e reformulação visual com colunas. (Foto: Elson Junior)Google+ ganha novos recursos e reformulação visual com colunas. (Foto: Reprodução/Elson Junior)
Hangouts com foco em conversação: Rumores já apontavam que a empresa estaria, supostamente, trabalhando numa plataforma unificada chamada Babel. Nesta terça, a novidade se confirmou. A reformulação no serviço chega acompanhada de um redesign e se concentra em fazer o possível para que seus usuários possam conversar através de múltiplas plataformas. As conversas pelo Hangout podem ser regulares ou em grupo, permitindo que usuários se juntem e saiam a qualquer momento. Além disso, fica possível compartilhar fotos, conversar por texto e realizar chamadas de vídeo simultaneamente.
Fotos do Google+: E a última grande – e não menos importante – mudança feita na rede social do Google foi no seu recurso de fotos. Depois da aquisição do Snapseed, há oitos meses, o esperado é que os novos recursos do Google tenham o mesmo padrão do app de fotos. A empresa focou em quatro pontos principais para realizar as melhorias: Backup, Highlight, Enhance e Awesome.
Backup é basicamente a possibilidade de realizar upload de imagens e contar com um local em que todas elas possam ser armazenadas. Dessa forma, todo conteúdo de fotografia postado na rede social ficará guardado em um lugar de fácil acesso para os usuários.
Highlight analisa todas as imagens já postadas no Google+ e seleciona as melhores fotos para ganharem destaque no álbum dos usuários. Os critérios utilizados para escolha das fotos são baseadas em uma série de fatores como foco, exposição, pessoas, estética, afinidade, entre outros.
Enhance é um ajuste automático das fotos. O recurso melhora automaticamente a imagem com pequenas correções como melhorias na exposição de uma imagem, cor, contraste, redução de ruído e etc. Além disso, a opção conta com outros cinco modos muito interessantes: colagem, HDR, sorriso e panorama.
Por fim, a funcionalidade Awesome, ajuda a transformar imagens em GIFs animados. As fotos tiradas em modo burst podem ser carregadas e transformadas em GIFs animados rapidamente pela rede social.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Google Pega Usuários do Plus de Surpresa

O Google+ pegou os usuários Brasileiros do Google Plus de suyrpresa. No fim da tarde dessa Quarta, 15/05/2013 o layout do Plus sofreu diversas alterações. 



Com imagens e ícones maiores, e a composição bastante semelhante à tela do perfil do Facebook (linha do tempo, para ser exato). A mudança está provocando um desagrado geral.

As alterações foram profundas. Até mesmo o bate-papo está de cara nova... E som de alerta novo.


Iremos acompanhar as novidades...






quinta-feira, 9 de maio de 2013

Aprenda a Configurar o Google Now em seu Smartphone/Tablet.


Comprou um smartphone com Android Jelly Bean e não sabe como configurar o Google Now? O aplicativo é uma assistente pessoal do Google, também disponível para iPhones, que funciona de maneira simples e eficiente. Totalmente em português, com ele é possível checar a previsão do tempo e informações de trânsito. Para te ajudar a aproveitá-lo,  preparamos um passo a passo para você configurar o Google Now no seu Android.
Now está disponível para iOS e Android (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Now está disponível para iOS e Android (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 1. Este tutorial foi feito no Galaxy S3, que tem como padrão um widget do Now na sua tela principal. Toque no nome “Google” para abrir as propriedades do app. Em dispositivos com botões virtuais, como Motorola Razr HD, toque no botão central e arraste para cima até o logo do Google, que aparecerá na tela.
Widget é exibido na tela principal do S3 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Widget é exibido na tela principal do S3 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 2. Algumas pequenas informações que explicam como o aplicativo funciona são exibidas na tela. Toque em "Próximo". São quatro passos até chegar à interface principal.
Now tem pequena introdução para o usuário (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Now tem pequena introdução para o usuário (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 3. Nesta tela, você tem acesso aos cards, que nada mais são do que as informações que você quer ver sempre ali. Toque na opção “mostrar cards de amostra” para visualizar todos os que estão disponíveis.
Hora de começar a usar o Now (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Hora de começar a usar o Now (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 4. Toque em qualquer um dos cards para configurar quando suas informações serão exibidas na tela inicial do Now. Por exemplo, quando você estiver na rua, o Google poderá exibir a distância e o tempo que faltam até o seu trabalho ou a sua casa. Próximo a aeroportos, o app exibe os horários de vôos.
Configurações podem ser feitas de maneira simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Configurações podem ser feitas de maneira simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 5. De volta à tela principal, basta passar o dedo de baixo para cima e descer a rolagem do app. Assim, você verá os cards que configurou e que o assistente achar adequados para o momento. Caso queira eliminar algum deles, basta fazer o gesto da direita para a esquerda.
Passo 6. Ainda nesta tela, note que há uma barra na parte superior do aplicativo, que funciona como uma barra de buscas. Ela funciona tanto com digitação de texto como por voz; basta tocar no ícone de microfone e falar o que você deseja.
Você pode fazer buscas por voz no Now (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Você pode fazer buscas por voz no Now (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Passo 7 – Pronto! Seu Google Now está configurado. Agora você vai receber notificações e alertas sempre que ele achar interessante. Além disso, dependendo de onde estiver ao abrir o aplicativo, terá acesso a novos cards com relevância para o momento. Um bom exemplo é o fuso horário, que aparece em viagens internacionais.