O serviço de mapas do Google recebeu uma grande atualização em sua apresentação no Google I/O nesta quarta-feira (15). Tanto em sua versão web como também no app mobile, oGoogle Maps está de cara nova, com mais opções de personalização e uma grande variedade de recursos que prometem deixá-lo ainda melhor.
Brian McClendon, vice-presidente responsável pelo produto, entrou no palco para falar sobre o assunto com pouco mais de duas horas de keynote. Ele iniciou a sua apresentação falando que o programa, agora, é realmente mundial, com a inclusão da Coreia do Norte, e revelou que há mais de um milhão de sites usando a plataforma atualmente.
Depois foi a vez de abordar, de fato, as novidades do Maps. Primeiramente, no aplicativo. Dando leves alfinetadas na Apple e no Foursquare, foram anunciadas a maior precisão do Google Maps e também o início de parcerias com muitas lojas de todo o mundo para dar ao usuário cupons de descontos baseando-se em suas visitas registradas no Google+.
Dentre as novidades do programa, estão as buscas mais personalizadas e com recomendações de amigos, visual bem mais clean e agradável, além de maiores detalhes sobre estabelecimentos e notificações sobre trânsito. Um preview da edição desktop, inclusive, já está disponível no Google.
Alterações deixam app mais fluido e funcional
O visual do aplicativo móvel mudou e a estética dos mapas em 2D está bem mais simples, com informações organizadas de forma melhor e usabilidade mais simples. Além disso, há um sistema de classificação de estabelecimentos com estrelas, cards de locais com visual apurado e sugestões baseadas em locais marcados pelos amigos no Google+.
O sistema de direções passou a contar com recomendações automáticas de rotas alternativas que possam ter menos trânsito ou sejam mais rápidas do que a que o usuário buscou. Há um recurso de alertas de incidentes no tráfego em rotas que o usuário decidir tomar, também muito mais eficaz. Além de um “quê” de Foursquare.
É o modo “Explore”, que mostra o que fazer por perto do local onde você deseja ir ou está no momento. Caso esteja em uma cidade desconhecida, por exemplo, ele te mostrará os estabelecimentos, pontos turísticos e pontos de interesse ao seu redor. Infelizmente, não há confirmação de quais recursos funcionarão no Brasil, e o lançamento do Maps novo para aplicativos móveis acontecerá somente no meio do ano.
Mudanças grandes também na versão web
Após a apresentação dos recursos mobile, dois funcionários do Google subiram ao palco para falarem da versão web do Maps. E também houve mudanças no serviço – além do visual, vazado antes da hora e confirmado oficialmente no evento. O site agora tem um sistema de "pontos de interesse", que serão exibidos quando houver uma busca por termos específicos, como restaurantes, shoppings e galerias de arte.
Além disso, há maior preocupação com a exibição de informações de um estabelecimento, com as fotos de usuários sendo expandidas e criando uma visualização imersiva semelhante ao recurso Street View. Outro destaque fica por conta de maior detalhamento nas rotas que passam por caminhos estreitos e que antigamente poderiam ser ignorados pelo Maps.
A interface é mais clean, as buscas são mais inteligentes e há opções de personalizar seus mapas e rotas de forma mais completo (com adição até de busca por voos na barra de opções de meios de transporte). Além, é claro, do ponto social: agora, tudo o que os amigos do Google+ avaliarem será exibido para os usuários de acordo com sua localização.
No transporte público, as cidades ganharam agendas visuais integradas ao Maps e muito bem estruturadas – porém, isso ainda não funciona no Brasil. As novidades mais curiosas ficaram para o final: mesclagem de imagens dos usuários para criar ambientes internos e externos em 3D, além de um serviço de meteorologia que mostra as nuvens em tempo real e até a posição da Terra em relação ao Sol caso o usuário afaste o mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário