Em pesquisa divulgada, analistas do Google afirmam: a companhia é capaz de prever o sucesso de um filme nos cinemas. O estudo leva em consideração algumas variáveis, como o volume de pesquisa e cliques pagos. A taxa de acerto chega perto de 92% para o fim de semana de estréia do filme e cai para 90% nos dias seguintes.
Os autores da publicação são os analistas Reggie Panaligan e Andrea Chen, ambos do Google. Eles apontam que quando uma pessoa decide ver um filme, ela prefere pesquisar sobre ele antes de ir ao cinema. “As pesquisas sobre filmes aumentaram 56% entre 2011 e 2012, o que indica um aumento no engajamento digital”, afirmam. O número de títulos lançados no mesmo período – acrescentam – caiu 9%.
O estudo identificou uma relação entre o volume de pesquisas e o sucesso do filme e anuncia: 70% das variações de performance podem ser detectadas ao se analisar o volume de buscas feitas em até sete dias antes do lançamento.
O Google avaliou dados de 99 filmes em mais de 30 variáveis para chegar a estas conclusões. Várias variáveis foram descartadas ao se perceber que elas não exerciam influência significativa no resultado final e uma delas foi o orçamento de marketing do filme. No final, o estudo criou o modelo com sucesso de 92% usando apenas quatro delas: quantidade de pesquisa (nos sete dias antes do lançamento), cliques em links patrocinados (nos sete dias antes do lançamento), número de salas e status da franquia.
O último fator foi calculado através de um conjunto de métricas específicas para dividir os filmes. Títulos como Skyfall e obras da Dreamworks, por exemplo, são colocados em categorias diferentes de Hunger Games, Avengers e The Dark Knight Rises. A análise dos dados permitiu que o Google identificasse que cada 20 mil cliques patrocinados equivalem a uma receita estiimada de US$ 7,5 milhões (cerca de R$ 16 milhões) de arrecadação no primeiro final de semana.
Depois destes dias, o estudo - que está disponível para download - identificou um novo modelo, com variáveis diferentes, e precisão de 90%. O novo cálculo leva em consideração o número de pesquisa e cliques entre a segunda e quinta-feiras anteriores, número de salas, performance no fim de semana anterior e a classificação do filme no site de análises Rotten Tomatoes (reconhecido pelo Google como o mais influente do gênero). Neste modelo, foi identificado que cada 10 mil cliques patrocinados equivalem a uma receita que varia entre US$ 1,9 a 3,5 milhões (entre cerca de R$ 4 e 7,5 milhões).
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